Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea
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Esta unidade curricular - Políticas e Problemáticas Educativas na Sociedade Contemporânea - procura enquadrar a Educação na Sociedade, por simples referência – em curto e por isso breve apontamento - às transformações sociais, tecnológicas e económicas que marcaram os finais do século XX  e início do século XXI. A perspectiva de contemporaneidade obriga à contextualização na mudança, visando a identificação de problemáticas  que apelam a medidas de intervenção para acompanhar essa mudança ou para a ratificar na sua resultante -a transformação. Problematiza a função social da Educação e as consequências que, neste campo, são arrastadas pela globalização. Partindo da relação Educação/Formação, aponta as grandes linhas orientadoras dos Sistemas Educativos, perspectivando o seu cruzamento com as de outros Sistemas da Sociedade enunciando os princípios da sua regulação.  Equaciona os grandes pilares que sustentam as políticas educativas, com destaque para a formação de professores, a inovação pedagógica e a organização/administração das instituições. Pretende relacionar as linhas orientadoras das políticas educativas com as problemáticas educacionais.