Metodologia do Treino Desportivo - modalidades coletivas
(mtd-mc)

A metodologia de treino nos desportos coletivos, está ainda num processo embrionário de desenvolvimento. Torna-se pois pertinente o desenvolvimento de conhecimento sobre as diferentes formas de concepção do treino.

Pretende-se que o formando diference processos de organização de um macrociclo em desportos coletivos, desenvolvendo conhecimento da dinâmica de treino, ao nível dos processos de forma desportiva, da racionalização das estruturas, da determinação dos meios de treino, da distribuição das cargas, enquadrado com os períodos de competições.

Fomentar a pesquisa de novos conceitos de periodização, assim como a periodização em crianças e jovens que permitirá aos formandos adquirirem conhecimento na identificação dos diferentes modelos e etapas na periodização.

Desenvolvimento de programas de treino específicos para as diferentes modalidades, que permitirá desenvolver no competências ao nível do desenho de ciclos de treino, na procura das plataformas de rendimento, em consonância com os momentos altos dos calendários competitivos.