• CIFO1_PS

  • CIFO2_RT

  • Esta formação tem por objetivo promover o desporto adaptado em Portugal, e criar um espaço de debate entre treinadores de diferentes áreas.

    Serão fornecidas ferramentas com conteúdos informativos, e estabelecidas tarefas para o desenvolvimento de atividades eminentemente práticas e de reflexão.

  • A metodologia de treino nos desportos coletivos, está ainda num processo embrionário de desenvolvimento. Torna-se pois pertinente o desenvolvimento de conhecimento sobre as diferentes formas de concepção do treino.

    Pretende-se que o formando diference processos de organização de um macrociclo em desportos coletivos, desenvolvendo conhecimento da dinâmica de treino, ao nível dos processos de forma desportiva, da racionalização das estruturas, da determinação dos meios de treino, da distribuição das cargas, enquadrado com os períodos de competições.

    Fomentar a pesquisa de novos conceitos de periodização, assim como a periodização em crianças e jovens que permitirá aos formandos adquirirem conhecimento na identificação dos diferentes modelos e etapas na periodização.

    Desenvolvimento de programas de treino específicos para as diferentes modalidades, que permitirá desenvolver no competências ao nível do desenho de ciclos de treino, na procura das plataformas de rendimento, em consonância com os momentos altos dos calendários competitivos.

    Acesso de visitantes: Metodologia do Treino Desportivo - modalidades coletivas
  • Um profissional na área do treino desportivo, quer seja de rendimento ou de formação, terá que ser capaz de conhecer e analisar criticamente que conceitos, procedimentos e tendências regem a sua modalidade. Conhecer estes aspetos é um caminho para garantir um melhor nível de preparação para as situações de competição: conhecer a sua equipa e o seu adversário. Uma das formas possíveis de obter esse conhecimento é através da observação e análise das situações de treino e de competição. Por outras palavras, que hábitos estratégico-táticos tem o nosso adversário? Porque utilizam aqueles padrões táticos e qual a sua relação com a eficácia? É possível identificar um modelo? Para responder a estas questões será necessário, observar e registar comportamentos individuais e coletivos (recorrendo a software específico) para objetivamente medi-los e transformá-los em informação científica e simultaneamente relevante/útil para qualquer equipa técnica. A análise do desempenho das equipas e atletas continua a ser dos temas em foco em várias áreas da sociedade (treino, imprensa, universidade, formação de treinadores…). Conhecer e dominar métodos válidos neste contexto é a possibilidade de ter acesso a conhecimento que poderá fazer a diferença entre uma evidência e a… sorte.

  •  O treinador deve identificar os diferentes tipos de desporto, reconhecer os conhecimentos necessários para exercer a sua atividade e ser capaz de implementar um programa de desenvolvimento dos atletas.

    No desenvolvimento da sua eficácia deve criar uma filosofia de liderança, uma prática de liderança e critérios de liderança.