
Avaliação e Aprendizagem na Sociedade Digital

Avaliação e Aprendizagem na Sociedade Digital

Aula presencial: Apresentação da turma e da disciplina.
Novos contextos de aprendizagem na sociedade digital

Atividade não presencial:
Leitura e elaboração de comentário do texto indicado, para apresentação e discussão na aula presencial:
Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena, Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23 (54). http://epaa.asu.edu/ojs/articl
 
 
Aula presencial - 28 de Setembro
Video: Sobre a ideia de uma nova aprendizagem – António Nóvoa
Debate entre toda a turma
Partilha dos comentários sobre o texto analisado
Concepções teóricas da avaliação Pedagógica: Uma perspetiva evolutiva
Objetivos:
Analisar a evolução do conceito de avaliação pedagógica
Identificar as diferentes funções da avaliação pedagógica
Competências a desenvolver:
- Sintetizar as características mais marcantes das diferentes gerações da avaliação pedagógica.
- Discutir as atuais perspetivas sobre avaliação

Atividade não presencial:
1º) Leitura e análise do texto:
2º) Elaboração de um quadro síntese sobre a evolução das perspetivas de avaliação (pode ser desenvolvido a pares. Disponibilizam-se foruns de trabalho para esse efeito)
3º) Apresentação dos quadros síntese produzidos na aula presencial e partilha no Forum.
Recursos:
Pinto, J. (2016)"A avaliação em educação: Da linearidade dos usos à complexidade das práticas", in: L.Amante & I.Oliveira (coords)"Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas , contextos e práticas. Lisboa: Le@D, Universidade Aberta (3-40). https://goo.gl/IWwZc8
Aula Presencial - 5 de outubro

Apresentação dos quadros síntese realizados sobre o texto em estudo.
Debate entre toda a turma.
Bom trabalho!
A avaliação como processo socialmente construído
Objetivos:
Identificar diferentes atitudes e conceções de avaliação pedagógica
Competências a desenvolver:
Análise fundamentada de práticas avaliativas de um dado percurso escolar: identificação de concepções de avaliação, atitudes avaliativas e concepções do erro.
 
Atividade não presencial: "Partindo da minha história..."
Metodologia:
Recursos:
Cap. I e Cap II do Livro: Pinto, J.; Santos, L.(2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta
Avaliação para a Aprendizagem - Erro e Feedback

Avaliação para a Aprendizagem: o papel do erro e do(s) feedback(s) na avaliação
Objetivos:
Analisar o papel do erro e dos diferentes tipos de feedback no processo de aprendizagem;
Refletir sobre o conjunto de conceitos da Avaliação para a Aprendizagem já trabalhados
Competências a desenvolver:
- Distinguir diferentes concepções de erro e analisar o seu papel na aprendizagem;
- Identificar e caracterizar diferentes tipos de feedback e sua influência no processo de aprendizagem;

Atividade não presencial
Recursos de Aprendizagem
Hattie, J. e Timperley, H. (2007) "The power of feedback" In Review of Educational Research. Vol. 77. Nº 1. pp.81-112.
http://education.qld.gov.au/staff/development/performance/resources/readings/power-feedback.pdf
(Copiar o link para o browser ou aceder ao pdf disponibilizado mais abaixo, depois do livro da Stela Porto)
 Pinto, J.; Santos, L.(2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta. (Cap.II e III)
Aula Presencial - 26 de outubro

Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e práticas
Apresentação pela docente de uma síntese dos principais conceitos trabalhados até ao momento.
Análise conjunta dos casos partilhados pelas alunas
Instrumentos alternativos de avaliação pedagógica
Competências a desenvolver:
- Analisar e caraterizar instrumentos/estratégias de avaliação alternativos em contextos digitais

Atividade não presencial
(Sugere-se que a atividade seja desenvolvida a pares)
1) Seleção dos textos a trabalhar, em função do instrumento/estratégia de avaliação a abordar;
2) Partilha no fórum da Atividade 5 de um produto sobre o instrumento abordado (formato à escolha: ppt, video, slideshare, texto síntese...) (até dia 7 de novembro)
Aula Presencial - 9 de Novembro

Apresentação à turma dos instrumentos de avaliação pedagógica estudados.
Debate em aula.
Recursos de Aprendizagem
Textos E-portefólios
Amante, L. (2011) A Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O e-portefólio como Instrumento Alternativo ". In Paulo Dias & António Osório (Orgs.) Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de competência da Universidade do Minho, Braga 
https://www.researchgate.net/publication/260677333_A_AVALIAO_DAS_APRENDIZAGENS_EM_CONTEXTO_ONLINE
ou
aqui: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1997/1/O_eportefolio_como_inst_de_aval_e_aprend_no_contexto_de_cursos_online.pdf
Cruz, C., Araújo, I., Pereira, l. & Martins, M. L. (2010). Uma Abordagem da Avaliação online no Ensino Superior: e-portfolios em Redes Sociais. EDUSER revista de Educação, 2(2), 3-27. http://hdl.handle.net/10198/3959 
Textos Foruns de Discussão
Uchôa,KátiaC,Uchôa, Joaquim Quinteiro(2012). Uma Análise sobre Avaliação Colaborativa em Fóruns de Discussão. CINTED--‐UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V.10Nº 3, dezembro,
http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/1b-katia.pdf
Vonderwell, Selma; Liang, Xin; Alderman, Kay (2007). Asynchronous DIscussions and assessment in Online Learning. Journal of Research on Technology in education; Srping 2007; 39, 3; Proquest Education Journals, p 309.http://onlinelearningcurriculumcommittee.pbworks.com/f/vonderwell.pdf
  Textos Mapas Concetuais
Souza, N. A.; Boruchovitch, E. (2010) "Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações" In Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 795-810, set./dez. 2010
http://www.readcube.com/articles/10.1590%2FS1517-97022010000300010
Freire, A. S.; Ribeiro, F.C.G.; Souza, L. B. (2010) "Mapas conceituais na Educação a Distância: uma análise sob a ótica da Complexidade" In Anais Eletrônicos 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem. UFP. 
http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Cristiane-Sa-Freire&Fabiana-Cristina-Ribeiro&Lidia-Bravo.pdf
Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O Projeto @ssess.he e o modelo PrACT 
Competências a desenvolver:
- Discutir as novas perspetivas de avaliação subjacentes ao Modelo PrACT
- Analisar planos de avaliação à luz do modelo PrACT

Atividade não presencial
1) Leitura dos textos disponibilixados para discussão em aula presencial (23 de novembro)
2) Seleção de um plano de avaliação do contexto profissional de cada estudante e sua partilha com o grupo, tendo em vista a sua análise.
Aula Presencial - 13 e 23 de Novembro

Apresentação à turma do Projeto ssess.he e do Modelo PrACT
Debate em aula.
Recursos de Aprendizagem
Oliveira, I. & Amante, L. (2016). Nova Cultura de Avaliação: Contexto e fundamentos. In L. Amante & I. Oliveira (Coord.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas , contextos e práticas. Lisboa: Le@D, Universidade Aberta (3-40). https://goo.gl/IWwZc8
Competências a desenvolver:
- Analisar planos de avaliação à luz do modelo PrACT

Atividade não presencial
1) Leitura dos textos disponibilizados para fundamentação da análise de planos de avaliação
2) Apresentação de um plano de avaliação do contexto profissional por cada estudante e sua partilha com o grupo.
Aula Presencial - 27 de Novembro e 7 de dezembro

Análise em aula dos planos de avaliação propostos, à luz do modelo PrACT, tendo em vista a apresentação dessa análise, em formato de artigo, como trabalho final.