Lista de tópicos

  • Avaliação e Aprendizagem na Sociedade Digital

  • Semana 1- Aula 1 - 21 de Setembro

    Aula presencial: Apresentação da turma e da disciplina.

  • Semana 2: Atividade 1 + Aula 2 (28 de Setembro)

    Novos contextos de aprendizagem na sociedade digital

    Atividade não presencial:

    Leitura e elaboração de comentário do texto indicado, para apresentação e discussão na aula presencial:

    Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena, Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23 (54). http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/1904

     https://www.researchgate.net/publication/277354776_Objectos_da_Escola_Quando_Novos_Personagens_Entram_Em_Cena

     

    Aula presencial - 28 de Setembro

    Video: Sobre a ideia de uma nova aprendizagem – António Nóvoa

    Debate entre toda a turma

    Partilha dos comentários sobre o texto analisado

  • Semana 3 - Atividade 2 + Aula 3 (5 de Outubro)

    Concepções teóricas da avaliação Pedagógica: Uma perspetiva evolutiva

    Objetivos:

    Analisar a evolução do conceito de avaliação pedagógica

    Identificar as diferentes funções da avaliação pedagógica

    Competências a desenvolver:

    - Sintetizar as características mais marcantes das diferentes gerações da avaliação pedagógica.

     - Discutir as atuais perspetivas sobre avaliação

    Atividade não presencial:

    1º) Leitura e análise do texto:

    2º) Elaboração de um quadro síntese sobre a evolução das perspetivas de avaliação (pode ser desenvolvido a pares. Disponibilizam-se foruns de trabalho para esse efeito)

    3º) Apresentação dos quadros síntese produzidos na aula presencial e partilha no Forum.

    Recursos:

    Pinto, J. (2016)"A avaliação em educação: Da linearidade dos usos à complexidade das práticas", in: L.Amante & I.Oliveira (coords)"Avaliação das    Aprendizagens: Perspetivas , contextos e práticas. Lisboa: Le@D, Universidade Aberta (3-40). https://goo.gl/IWwZc8

    Aula Presencial - 5 de outubro

    Apresentação dos quadros síntese realizados sobre o texto em estudo.

    Debate entre toda a turma.

    Bom trabalho!

  • Semana 4 e 5: Atividade 3 + Aula 4 (19 de Outubro)

    A avaliação como processo socialmente construído

     

    Objetivos:

    Identificar diferentes atitudes e conceções de avaliação pedagógica

    Competências a desenvolver:

    Análise fundamentada de práticas avaliativas de um dado percurso escolar: identificação de concepções de avaliação, atitudes avaliativas e concepções do erro.

     

    Atividade não presencial: "Partindo da minha história..."    

    Metodologia:

    •  1º) Faça mentalmente uma retrospetiva sobre toda a sua história escolar (do Fundamental ao Ensino Superior). Descreva um ou dois episódios relacionados com processos/situações de avaliação vivenciados que a tenham marcado positiva ou negativamente, assinalando a forma como os percepcionou e sentiu.
    • 2º) Leitura do texto: "A Avaliação como processo socialmente construído"
    • 3º) Analise o seu relato pessoal, identificando atitudes avaliativas dos professores, respetivas práticas e concepções do erro no contexto específico em que ocorreram. Registe por escrito a sua análise.
    • Disponibilize no Forum Partilha para posterior discussão em sala de aula

    Recursos:

    Cap. I e Cap II do Livro: Pinto, J.; Santos, L.(2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta      

  • Este tópico

    Semana 6: Atividade 4 + Aula 5 (26 de Outubro)

       Avaliação para a Aprendizagem - Erro e Feedback

     

     

     

    Avaliação para a Aprendizagem: o papel do erro e do(s) feedback(s) na avaliação

    Objetivos:

    Analisar o papel do erro e dos diferentes tipos de feedback no processo de aprendizagem;
    Refletir sobre o conjunto de conceitos da Avaliação para a Aprendizagem já trabalhados

     Competências a desenvolver:

    - Distinguir diferentes concepções de erro e analisar o seu papel na aprendizagem;

    - Identificar e caracterizar diferentes tipos de feedback e sua influência no processo de aprendizagem;

    Atividade não presencial

    • 1º) Apresentação de casos práticos para análise conjunta na aula (pede-se que procurem disponibilizar no forum de partilha da Atividade 4, exemplos concretos de situações de avaliação que permitam a análise feita pelo docente ao trabalho e o respetivo feedback, dado ao estudante. Pode ser um teste/exame/prova corrigido, pode ser um relatório comentado por um professor, um texto, qualquer instrumento/produto de avaliação a que tenham acesso, no vosso contexto profissional ou pessoal).

    Recursos de Aprendizagem

    Hattie, J. e Timperley, H. (2007) "The power of feedback" In Review of Educational Research. Vol. 77. Nº 1. pp.81-112.

    http://education.qld.gov.au/staff/development/performance/resources/readings/power-feedback.pdf

    (Copiar o link para o browser ou aceder ao pdf disponibilizado mais abaixo, depois do livro da Stela Porto)

     

    Pinto, J.; Santos, L.(2006) Modelos de Avaliação das Aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta. (Cap.II e III)

    Aula Presencial - 26 de outubro

    Avaliação para a Aprendizagem: Conceitos e práticas

    Apresentação pela docente de uma síntese dos principais conceitos trabalhados até ao momento.

    Análise conjunta dos casos partilhados pelas alunas

  • Semana 7: Atividade 5 + Aula 6 (09 de Novembro)

    Instrumentos alternativos de avaliação pedagógica 

    Competências a desenvolver:

    - Analisar e caraterizar instrumentos/estratégias de avaliação alternativos em contextos digitais

    Atividade não presencial

    (Sugere-se que a atividade seja desenvolvida a pares)

    1) Seleção dos textos a trabalhar, em função do instrumento/estratégia de avaliação a abordar;

    2) Partilha no fórum da Atividade 5 de um produto sobre o instrumento abordado (formato à escolha: ppt, video, slideshare, texto síntese...) (até dia 7 de novembro)

    Aula Presencial - 9 de Novembro

    Apresentação à turma dos instrumentos de avaliação pedagógica estudados.

    Debate em aula.

    Recursos de Aprendizagem

    Textos E-portefólios

    Amante, L. (2011) A Avaliação das Aprendizagens em Contexto Online: O e-portefólio como Instrumento Alternativo ". In Paulo Dias & António Osório (Orgs.) Aprendizagem (In)Formal na Web Social. Centro de competência da Universidade do Minho, Braga 
    https://www.researchgate.net/publication/260677333_A_AVALIAO_DAS_APRENDIZAGENS_EM_CONTEXTO_ONLINE

    ou

    aqui: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1997/1/O_eportefolio_como_inst_de_aval_e_aprend_no_contexto_de_cursos_online.pdf

    Cruz, C., Araújo, I., Pereira, l. & Martins, M. L. (2010). Uma Abordagem da Avaliação online no Ensino Superior: e-portfolios em Redes Sociais. EDUSER revista de Educação2(2), 3-27. http://hdl.handle.net/10198/3959 

    Textos Foruns de Discussão

    Uchôa,KátiaC,Uchôa, Joaquim Quinteiro(2012). Uma Análise sobre Avaliação Colaborativa em Fóruns de Discussão. CINTED--‐UFRGS. Novas Tecnologias na Educação. V.10Nº 3, dezembro,
    http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/1b-katia.pdf

    Vonderwell, Selma; Liang, Xin; Alderman, Kay (2007). Asynchronous DIscussions and assessment in Online Learning. Journal of Research on Technology in education; Srping 2007; 39, 3; Proquest Education Journals, p 309.http://onlinelearningcurriculumcommittee.pbworks.com/f/vonderwell.pdf


      Textos Mapas Concetuais

    Souza, N. A.; Boruchovitch, E. (2010) "Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações" In Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 795-810, set./dez. 2010

    http://www.readcube.com/articles/10.1590%2FS1517-97022010000300010

    Freire, A. S.; Ribeiro, F.C.G.; Souza, L. B. (2010) "Mapas conceituais na Educação a Distância: uma análise sob a ótica da Complexidade" In Anais Eletrônicos 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem. UFP

    http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Cristiane-Sa-Freire&Fabiana-Cristina-Ribeiro&Lidia-Bravo.pdf

  • Semana 8 e 9 - Aula 7 e 8 (13 e de 23 de novembro)

    Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O Projeto @ssess.he e o modelo PrACT 

    Competências a desenvolver:

    - Discutir as novas perspetivas de avaliação subjacentes ao Modelo PrACT

    - Analisar planos de avaliação à luz do modelo PrACT

    Atividade não presencial

    1) Leitura dos textos disponibilixados para discussão em aula presencial (23 de novembro)

    2) Seleção de um plano de avaliação do contexto profissional de cada estudante e sua partilha com o grupo, tendo em vista a sua análise.

    Aula Presencial - 13 e 23 de Novembro

    Apresentação à turma do Projeto ssess.he e do Modelo PrACT

    Debate em aula.

    Recursos de Aprendizagem

    Oliveira, I. & Amante, L. (2016). Nova Cultura de Avaliação: Contexto e fundamentos. In L. Amante & I. Oliveira (Coord.) Avaliação das    Aprendizagens: Perspetivas , contextos e práticas. Lisboa: Le@D, Universidade Aberta (3-40). https://goo.gl/IWwZc8

    Amante, L.; Oliveira, I. & Pereira, A. (no prelo) Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem: O modelo PrACT, In Revista ReDoc. GPDOC - UERJ.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Semana 10 e 11 - Aulas 9 e 10 (27 de Novembro e 7 de Dezembro)

    O modelo PrACT: Análise de planos de avaliação 

    Competências a desenvolver:

    - Analisar planos de avaliação à luz do modelo PrACT

    Atividade não presencial

    1) Leitura dos textos disponibilizados para fundamentação da análise de planos de avaliação

    2) Apresentação de um plano de avaliação do contexto profissional por cada estudante e sua partilha com o grupo.

    Aula Presencial - 27 de Novembro e 7 de dezembro

    Análise em aula dos planos de avaliação propostos, à luz do modelo PrACT, tendo em vista a apresentação dessa análise, em formato de artigo, como trabalho final.

  • Tópico 11

  • Tópico 12