Fotografia de Katia Santos
As minhas histórias...
por Katia Santos - Terça, 17 Outubro 2017, 12:20
 
Infelizmente a minha história não é uma experiência muito feliz... Me lembro bem de uma situação em que a professora de Biologia, por estar ensinando elementos da botânica, que fizéssemos um enxerto de rosas. Tinhamos que encontrara a rosa, pegamos de um jardim. Depois fazer o enxerto. O processo foi todo realizado do começo ao fim, mas a rosa não brotou e tiramos zero na atividade. Lembro de ter questionado muito a professora sobre todo o processo se não tinha valor...Mas a nota ficou zero e isso me marcou muito. Esta é a primeira parte da atividade da semana... Depois volto com a análise...
 
Fotografia de Katia Santos
Re: As minhas histórias...
por Katia Santos - Terça, 17 Outubro 2017, 17:12
 
Entendo que na época a postura da minha professora tenha sido simplesmente medir a partir de um parâmetro e o dela era “brotar” independente do processo, ou seja, não existiua a flexibilidade e muito menos um respeito a fatores ocasionais ou circunstâncias aleatórias. Me chamou atenção o trecho do texto que diz a avaliação influencia a relação entre professores e alunos e entyre os pares. Me lembro que na época eu havia ficado como lider do grupo e não “brotar” também me causou transtorno entre meus colegas. Acredito que para a minha professora ela tenha simplesmente a representação do que ela acreditava em relação a própria questão da avaliação, “A análise do modo como o professor lida com os resultados da avaliação e como o erro é compreendido”. Talvez, se meu projeto do enxerto tivesse sido submetido a uma multicorreção e os demais avaliadores não estivessem arraigados da mesma questão cultural, o resultado poderia ter sido outro. Entende-se que neste caso não levou-se em consideração a subjetividade do processo na avaliação e também a congruência do que era esperado do aluno, com o que ele poderia oferecer.
Fotografia de Katia Santos
Re: As minhas histórias...
por Katia Santos - Quarta, 18 Outubro 2017, 16:49
 
Descobri mais uma questão durante a leitura. Acredito que a minha professora não tivesse informações a prior, pois, se o tivesse teria a ideia de que existiam variáveis para a planta brotar, sendo assim, não poderia cobrar dos alunos o sucesso... Concordam?
Fotografia de Flávia Baleche
Re: As minhas histórias...
por Flávia Baleche - Quinta, 19 Outubro 2017, 00:27
 

Kátia, 

Parece que realmente a professora entende a avaliação como a busca de um determinado produto final, em uma visão linear, não é?

Nos colocarmos novamente na situação vivida, à luz da teoria, nos ajuda a compreendermos os efeitos que a perspectiva da avaliação do professor tem sobre os seus alunos.