Fotografia de Rosilei Ferrarini
Minhas lembranças de Avaliação
por Rosilei Ferrarini - Quarta, 25 Outubro 2017, 14:08
 
Pensando no tema me veem à mente duas lembranças. Uma relativa a 5ª série do ensino fundamental, onde na 1ªavaliação de Língua Portuguesa, a professora nos ditou as questões a serem respondidas. Já estranhei porque sempre havia copiado do quadro. Como era ensino fundamental - 2º ciclo, as aulas eram por disciplinas em 50 minutos. Não estava acostumada com isso e fui respondo as questões do teste/prova e ao dar o sinal de término da aula entreguei com uma resposta pela metade.. tinha receio... a surpresa foi quando na devolutiva da correção veio um meio certo para essa questão, ou seja, fiz pela metade e estava certo e recebi "meio certo". Depois analiso essa experiência à luz do texto recomendado. A outra lembrança foi de sentimento de reconhecimento. Estava no 1ºano da faculdade e a avaliação consistia em relatar nossa trajetória de estudante buscando fazer relação com o aprendido nas aulas de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º grau. Bom, a avaliação já era um modelo diferente e a devolutiva da correção foi ainda mais, veio em forma de comentário redigido pela professora. Aquilo me deu uma sensação de cuidado com o que eu tinha elaborado e de reconhecimento do que mostrei. Foi diferente e marcante. Também analisarei na sequencia essa experiência.