Fotografia de Lúcia Amante
Atividade 4
por Lúcia Amante - Segunda, 23 Outubro 2017, 21:17
 

Olá a todas!

Nesta atividade 4 que contribuirá para a aula do próximo dia 26, o ue vos é pedido é que tentem encontrar e dispnibilizar neste fórum exemplos de situações concretas de avaliação e respetivo feedback a esse trabalho. Pode ser uma prova/exame de qualquer disciplina, um relatório, um texto que foi avaliado, pode ser algo do vosso contexto profissional, ou mesmo do vosso contextp pessoal (prova de um filho, de alguém que conheçam). O objetivo será anlisarmos em conjunto essas situações à luz dos conceitos trabalhados e que serão sistematizados por mim na abertura da aula.

Os textos indicados em recursos, são essencialmente para poderem aprofundar o tema relativo ao erro e feedback, podendo ser consultados durante a aula, mas disponibilizados desde já para uma desejável leitura prévia.

Qualquer dúvida, disponham!

Lúcia Amante

 
Fotografia de Katia Santos
Re: Atividade 4
por Katia Santos - Terça, 24 Outubro 2017, 19:11
 
Segue exemplo de atividade avaliativa

Fotografia de Rosane Nicola
Re: Atividade 4
por Rosane Nicola - Quinta, 26 Outubro 2017, 03:44
 

Olá, Kátia:

Muito bom o trabalho da professora para engajamento e orientação do estudante!

Rosane Nicola

Fotografia de Katia Santos
Re: Atividade 4
por Katia Santos - Terça, 24 Outubro 2017, 23:41
 
Mais um exemplo Coloquei anexo um screenshot da tela, e apresento abaixo o texto: Resposta do estudante “A principal dificuldade de um relatório geral é a conseguir adequar a informação a grande gama de pessoas, com diferentes perfis e cada uma interessada em informações pertinentes a sua área. Por exemplo, as pessoas envolvidas no cronograma do projeto estão interessadas em saber como o projeto anda em relação a baseline do tempo, já os contadores, provavelmente, estarão interessados no desenvolvimento financeiro do projeto. Portanto, o planejamento de tal relatório deve ser cuidados para conseguir passar a informação adequada. Uma das possíveis soluções para este problema é: Criar relatórios com diferentes apresentações para cada área. Criar relatórios dinâmicos, apresentados em computadores ou tablets com diferentes visões. De toda forma o relatório deverá ser estudado para conseguir criar uma comunicação efetiva e concisa para cada área.” Meu feedback “Olá, Alex, Sabemos que um processo de comunicação eficiente e eficaz é essencial para o andamento de um projeto. Mas para sermos capazes de construir um fluxo de comunicação que atenda ás necessidades da gestão, precisamos considerar quais as possíveis dificuldades que podem aparecer nesse processo. Nem sempre é fácil escolher o canal mais eficaz para transmitir a mensagem. Um meio pode ser altamente eficaz para se comunicar com um determinado público, mas pode não ser a melhor opção para outro público. Por isso é preciso compreender os padrões de relação dos usuários da informação com os meios de transmissão da mensagem. Devemos considerar essas diferenças para criar protocolos específicos para transmissão das mensagens para cada público. A falta de clareza na comunicação também pode ser um grande empecilho para o fluxo de informações. Por isso, é preciso identificar a linguagem mais adequada para cada público, e o meio mais apropriado para reter sua atenção à informação, além de definir formas de assegurar que a informação foi entendida como pretendido. Sua atividade está ótima. Você apresentou de forma clara uma dificuldade do processo de comunicação. Achei ótimo que tenha oferecido precauções para essa dificuldade.” Um abraço! 

Fotografia de Lúcia Amante
Re: Atividade 4
por Lúcia Amante - Quarta, 25 Outubro 2017, 01:59
 

Olá Kátia,

 

Obrigada pelo contributo disponibilizado. Entretanto seria importante que contextualizasse a atividade em causa. De que avaliação se trata, em que contexto, o que foi pedido ao aluno, etc., para podermos ter em conta o conjunto da situação e melhor a podermos analisar e contextualizar, ok?

Obrigada! :-)

LA

Fotografia de Katia Santos
Re: Atividade 4
por Katia Santos - Quarta, 25 Outubro 2017, 14:44
 
Olá o primeiro exemplo foi de um curso 100% on-line de Gestão de Marketing e a disciplina é Branding - Gestão de Marcas. A proposta de fórum é avaliativa e o valor é de 1,0 e tiveram 209 participações. No PDF alguns exemplos de feedback. Como não estou em sala fica mais difícil de conseguir.
Fotografia de Katia Santos
Re: Atividade 4
por Katia Santos - Quarta, 25 Outubro 2017, 16:11
 
Anexei uma imagem para ilustrar, pois acho que pode agregar. A atividade era a seguinte: “O Gerenciamento das comunicações é responsável pelo fluxo informacional do projeto, pois constitui, executa, acompanha e controla as informações durante todo seu ciclo de vida. [...] O Planejamento das comunicações determina as informações e comunicações necessárias a cada parte interessada do projeto; a Distribuição das Informações é responsável pela disponibilização das mesmas; o Relatório de Desempenho permite a captação dos dados de linha de base e a disseminação das informações sobre o desempenho às partes interessadas.” SPANHOL, G. K.; SANTOS, N. Tecnologias da Informação e Comunicação e a Gestão do Conhecimento como Apoio ao Gerenciamento das Comunicações em Projetos. Revista Gestão Industrial, v. 05, n. 01, p. 43-58, Ponta Grossa, 2009, Disponível em: . Acesso em: 15/07/2014. Considerando o papel que a distribuição de informações exerce na gestão das partes envolvidas com o projeto, descreva uma possível dificuldade da distribuição de informações nesse contexto.

Fotografia de Rosane Nicola
Re: Atividade 4
por Rosane Nicola - Quinta, 26 Outubro 2017, 03:31
 

Olá, Katia:

Considero a questão de gerenciamento como avaliação que requer memória apenas. Ela parece ser de interpretação, pois tem texto de apoio, o texto é mero pretexto para introduzir a questão. Portanto, o estudante terá de descrever apenas reproduzindo o que aprendeu. Concorda?

Abraço,

Rosane Nicola

 

Fotografia de Rosane Nicola
Re: Atividade 4
por Rosane Nicola - Quinta, 26 Outubro 2017, 03:36
 

Olá, Colegas:

Segue um exemplo de Exame de Proficiência em Língua Portuguesa da PUCPR. Trata-se de prova interna para acadêmicos de 1º ao último período do curso; é gratuita e o estudante pode realizar quantas vezes quiser. Há uma prova por semestre. Os alunos pdoem fazer uma disciplina gratuita para se preparar: Leitura e Escrita de Textos Técnico-científicos ( LETTC). Ela é ofertada nas duas modalidades:  presencial e em EAD. Após a prova os alunos que apresentam queixas sobre as notas obtidas e as correções dos textos recebem feedback por escrito. Vejam um exemplo anexo.

Grata,

Rosane Nicola

Fotografia de Lúcia Amante
Re: Atividade 4
por Lúcia Amante - Sexta, 27 Outubro 2017, 01:41
 

Obrigada Rosane, pelos instrumentos disponibilizados.

LA